sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Porque escolhi enfermagem

Enfermagem é a ciência que se dedica a promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro deve proteger, promover e recuperar a saúde, sempre pensando na prevenção de doenças. O enfermeiro tem seu foco no cuidado do paciente. O profissional de Enfermagem é indispensável em todos os setores de um hospital, desde a UTI até a psiquiatria, sendo responsável por coletar os dados do paciente através de exames físicos e entrevistas para fazer o diagnóstico de Enfermagem e estabelecer a conduta a ser seguida. Saber trabalhar em equipe é um fator decisivo nessa profissão, já que o enfermeiro sempre irá trabalhar em conjunto com médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros.


Em março de 2014 minha mãe resolveu (com o meu consentimento) que eu iria começar um curso técnico de enfermagem no local que ela dava aula. Os primeiros meses foi maravilhoso, estava conhecendo pra mim era tudo novo. Até que os meses foram se passando, 7 meses depois (não tenho certeza) comecei a achar que tava ficando difícil, que eu não tava bem no colégio, que eu iria tirar uma nota ruim no Enem e tals então resolvi que iria trancar o curso. Tranquei o curso e foi a pior coisa que eu fiz na minha vida. Porque depois eu vi que eu não iria estudar pro enem, que eu não tava me esforçando no colégio, na verdade eu estava sobrecarregada de tudo (pra uma garota de 16 anos e muitas responsabilidades foi um pouco difícil lidar com a pressão psicológica. 


Então resolvi retomar o curso, essa foi a parte complicada. Voltar com uma turma diferente, lidar com a rejeição, ser uma intrusa.. mas depois desse transtorno todo eu estou aqui firme!

Desde o primeiro ano do ensino médio eu botei na minha cabeça que eu iria fazer psicologia, eu sempre admirei essa profissão, sempre gostei de ouvir, dar conselhos, pensava em fazer psicanalise (seria emocionante). Mas parece que quando você chega no terceiro ano TUDO dá uma reviravolta e você até esquece como andar haha. Nesse final de ano de 2015 eu já não sabia o que eu iria ser, quem eu queria ser, porque eu queria ser, como seria, gente juro que estava a ponto de enlouquecer! Fiquei em duvida entre 3 cursos: Psicologia, Medicina veterinária e Enfermagem, e foi ai que eu fui analisar os 3.



  • Psicologia
Em sempre gostei de ouvir dar conselhos etc, então fiquei pensando em qual curso envolveria essas coisas aí me veio a mente a psicologia.
O Psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores.

  • Medicina Veterinária
Eu AMO cachorros!! (ainda terei um abrigo para ajudar os lindos desabrigados a terem um lar, que sejam bem alimentados e que ganhem muito amor) Me veio a veterinária a mente pois seria uma forma de ajudar os animais.

  • Enfermagem
Minha mãe é enfermeira e eu sempre a acompanhava no trabalho. Lembro que quando eu tinha 10 anos por aí minha amiga Bruna me disse que queria ser Obstetra e pra mim aquilo era novo, depois que ela me disse sobre o que era eu me encantei e queria ser também. 



Ainda esse ano eu perguntei a minha mãe qual curso eu faria pra ser uma Obstetra, então ela me disse que eu teria que fazer Enfermagem e fazer uma pós graduação em Obstetrícia e eu me encantei. Fiquei pensando por muito tempo se era isso mesmo que eu queria fazer na minha vida, ajudar mulher a terem seus bebês lindos e saudáveis. E hoje eu digo que SIM!!

Quero cursar e amar o que eu vou fazer! 



Enfermagem é a arte de cuidar incondicionalmente, é cuidar de alguém que você nunca viu na vida, mas mesmo assim, ajudar e fazer o melhor por ela. Não se pode fazer isso apenas por dinheiro...Isso se faz por e com amor!

Continuem me acompanhando:

2 comentários:



Ilustração, design e desenvolvimento: