Oi lindos, tuudo bom com vocês? Já tem um tempinho que não escrevo aqui no blog, estou em uma correria só... Já tem um tem tempo que estou na luta para fazer dieta e nunca da certo, até que eu comecei a pesquisar e entendi que não é só uma dieta que vai me fazer perder peso e sim eu mudar meus hábitos alimentares me reeducando. Não adianta ir em uma nutricionista buscando só emagrecer no momento e sim aprender com o profissional, fazer uma reeducação alimentar para não ficar com o efeito sanfona (emagrece, engorda, emagrece e engorda) além de prejudicar a saúde. Com isso resolvi fazer esse post para mostrar a diferença entre dieta e reeducação alimentar.
Se alimentar corretamente não deveria ser uma solução desesperadora, mas sim um hábito de quem deseja ter uma vida saudável. Infelizmente grande parte da população não se importa com o que está ingerindo e nem com os efeitos daquele alimento em seu corpo. Quando há uma boa reeducação alimentar, a pessoa perde peso e consegue mantê-lo, diferente do que acontece com a dieta. Outro ponto positivo da reeducação alimentar é a melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde.
Para conseguir alcançar o seu objetivo é necessário compreender qual é o conceito de dieta e de reeducação alimentar. Para os nutricionistas a dieta é um regime prescrito e direcionado a uma pessoa com restrição total ou parcial de certos alimentos e a reeducação alimentar trata-se do processo de aprendizado, conscientização e alteração do hábito alimentar de forma gradativa. O processo de reeducação alimentar é evolutivo e você precisa compreender os erros alimentares e efetuar as mudanças necessárias para prevenção e recuperação da saúde.
A dieta só deve ser utilizada quando indicada por especialistas e quase sempre tem como objetivo atingir algum efeito terapêutico. As situações mais comuns são: à necessidade de reduzir as taxas elevadas de colesterol e também para aumentar a massa muscular. Um erro comum de quem quer perder peso é achar que precisa passar fome para alcançar este objetivo. A redução calórica radical não oferece benefícios, uma vez que a ausência de certos nutrientes pode atrapalhar as funções metabólicas do organismo.
Qualquer tipo de dieta e/ou reeducação alimentar deve ser prescrita por nutricionistas e o acompanhamento é indispensável. Antes de prescrever qualquer uma delas, há a necessidade de realizar avaliações e exames para detectar possíveis déficits nutricionais. A ingestão de líquidos é essencial para contribuir com a reeducação alimentar, ou seja, beba água em abundância, chás e sucos naturais para ajudar na promoção da saúde alimentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário